O governador anunciado Carlos Brandão (PSB) participou, nesta quinta-feira (24), da cerimônia de inauguração da expansão do Terminal 1, no Porto do Itaqui. O investimento, no valor de R$ 85 milhões, foi realizado pela empresa Granel Química.
Com a expansão, o terminal aumentou sua capacidade em 30%, ao receber mais seis tanques em aço carbono, o que possibilita o armazenamento de 96 mil metros cúbicos.
Brandão comemorou os grandes investimentos que o porto vem recebendo e projetou mais investimentos em outros portos.
"Um mês muito especial para o Porto do Itaqui. Tivemos três grandes inaugurações: o terminal de combustível da Raízen; o Berço 99, feito pela Suzano; e agora o investimento da Granel Química, com mais seis tanques de combustível. Não tenho dúvida de que novos investimentos virão. Tem o Porto São Luís, o Porto de Alcântara, que está sendo projetado. O Maranhão vai crescer, se desenvolver, muito em função de sua logística", avaliou.
Mesmo com a pandemia, as obras da expansão aconteceram de forma ininterrupta durante os últimos 19 meses e geraram 250 empregos diretos. Segundo o gerente-geral da Granel Química, Edson Souki, além do aumento da capacidade, os acessos aos terminais também foram facilitados, após a ampliação.
Antes da inauguração no Porto do Itaqui o vice-governador ainda participou de reunião para tratar de assuntos relacionados ao Berço 99, recém-construído pela Suzano.
Participaram o presidente da Emap, Ted Lago; o diretor-presidente, Walter Schalka; o diretor-executivo de Bens de Consumo e Relações Corporativas, Luís Bueno; a superintendente de Portos, Relações Institucionais e projetos, Patrícia Lascosque; a gerente-executiva de Relações Corporativa, Mariana Lisboa; e a gerente de Relações Corporativas, Rakel Murad.