Eliziane Gama preside sessão de entrega do diploma Bertha Lutz para 21 mulheres

quinta-feira, 24 de março de 2022


A líder da Bancada Feminina do Senado, Eliziane Gama (Cidadania-MA), conduziu nesta quarta-feira (23) a sessão especial de entrega do Diploma Berta Lutz, premiação destinada a pessoas que se destacaram pela valorização do papel feminino na sociedade.

“Fico muito feliz em dar continuidade a uma solenidade tão importante e histórica, não há dúvida nenhuma, para todas nós”, afirmou a senadora, ao assumir à presidência da sessão após a abertura da cerimônia pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Após dois anos sem a entrega do Diploma Bertha Lutz em razão da pandemia de Covid-19, 21 mulheres receberam a premiação. A condecoração, que completa 20 anos, reconhece a contribuição das agraciadas em defesa dos direitos da mulher e as questões de gênero no Brasil e ainda presta homenagem à farmacêutica bioquímica, Maria da Penha.


Por indicação de Eliziane Gama, a ativista feminina Jurema Werneck, cofundadora da ONG Criola, rebeceu a premiação pelo seu trabalho à frente da Anistia Internacional Brasil e do Fundo Global para Mulheres. Jurema realiza pesquisas sobre condições de vida das mulheres negras e monitora políticas públicas (veja abaixo a lista completa de indicadas).

Prêmio

Criado em 2001, o diploma leva o nome da bióloga Bertha Maria Julia Lutz (1894-1976). Ela foi uma das pioneiras do movimento feminista no Brasil, responsável por ações políticas que resultaram em leis que deram direito de voto às mulheres e igualdade de direitos políticos no início do século 20.

Veja abaixo a lista de indicadas.

ANA LARA CAMARGO DE CASTRO

ANDREA GADELHA

ANGELA SALAZAR

EVA EVANGELISTA

FILOMENA CAMILO DO VALE

FLÁVIA ARRUDA

FLÁVIA CINTRA

HELOÍSA MURGEL STARLING

ILDA RIBEIRO PELIZ

INÊS SANTIAGO

JOCILENE BARBOSA

JUREMA PINTO WERNECK

LUIZA HELENA TRAJANO INÁCIO RODRIGUES

MARGARETH DALCOLMO

MICHELLE BOLSONARO

MIRACY BARBOSA DE SOUSA GUSTIN

MÔNICA SIFUENTES

RENATA GIL ALCANTARA

ROSA GEANE NASCIMENTO

RUTH ALMEIDA

WILMA MARIA DE FARIA (in memoriam)
Compartilhar esta notícia :
 
Produzido por Dicamax Tecnologia e Comunicação | Portfólio | Serviços
Copyright © 2014. Blog do Jhivago Sales - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato conosco para críticas e sugestões
Ficamos muito felizes com sua visita