Porto Franco registra primeira morte por coronavírus

sábado, 9 de maio de 2020

A primeira morte por coronavírus (Covid-19) em Porto Franco foi registrada neste sábado (9). Trata-se de uma mulher, 32 anos, que foi encaminhada de Ribamar Fiquene em estado grave para Porto Franco, levada por sua mãe. Foi entubada, mas não resistiu e morreu poucas horas depois.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), de Porto Franco, foi realizada sua regulação para o município de Imperatriz, mas foi negada sob argumento de que não havia vaga disponível. Diante da negativa, a paciente permaneceu no Hospital Maternidade Aderson Marinho aos cuidados dos profissionais de saúde que fizeram tudo que estava ao alcance, mas infelizmente não resistiu.

Ainda de acordo com a Semus, não há conhecimento de alguma enfermidade pré-existente da paciente. Sua mãe relatou que ela estava a cerca de 14 dias com sintomas, que foram se agravando com o passar dos dias.

O corpo da mulher, conforme contingência de manejo de corpos, será enterrado no município de Porto Franco em urna lacrada e espaço reservado para óbitos caudados por Covid-19.

Sua mãe é uma idosa de 61 anos e, também, testou positivo e se encontra internada em isolamento no Hospital Maternidade Aderson Marinho, com quadro estável no momento.

Teste

A Semus esclarece que as duas pacientes, mãe e filha, testaram positivo através do teste rápido disponível na rede pública. O exame teste rápido de anticorpos para o novo coronavírus (Sars-CoV-2) apresenta resultado mais preciso após o 7º dia de início dos sintomas, antes disso é possível a existência de resultado falso negativo.

“Externamos o nosso mais profundo pesar pelo falecimento desta jovem e, informamos à população que o hospital municipal e seus servidores estão preparados para o enfrentamento do novo coronavírus”, destaca o prefeito Dr. Nelson Horácio.

O gestor ainda faz um apelo. “Devido ao crescimento dos casos no município e região, apelamos à população que continuem observando todas as orientações da Prefeitura e da Secretaria de Saúde para a prevenção do avanço do contágio no município”, ressalta.

“Continuem usando máscaras, realizando a higienização necessária com água e sabão ou álcool em gel, quando possível. E, o mais importante, se prevenir evitando a exposição e saindo de casa somente quando realmente necessário, tomando todos os cuidados possíveis”, aconselha o prefeito.
Compartilhar esta notícia :
 
Produzido por Dicamax Tecnologia e Comunicação | Portfólio | Serviços
Copyright © 2014. Blog do Jhivago Sales - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato conosco para críticas e sugestões
Ficamos muito felizes com sua visita