Imperatrizenses criam respirador mecânico de baixo custo para atender pacientes durante a pandemia de Coronavírus

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Um grupo de empreendedores da cidade de Imperatriz criou um ventilador mecânico que auxilia pessoas com dificuldades para respirar. É o caso de pacientes com o novo coronavírus.

E, a boa notícia é que o equipamento tem um valor bem abaixo dos respiradores importados da China, que não chegam ao Brasil por menos de R$ 70 mil. O custo do aparelho criado no Maranhão fica em R$ 5 mil. Ou seja, 80% mais em conta.

O equipamento, que tem fácil manuseio médico, foi produzido por uma equipe de profissionais composta por médicos, técnicos e empresários, coordenada por Marcos Lucena.

Depois de pronto, o equipamento passou por testes de laboratório e atendeu todas as recomendações e especificações da Medicina. O empresário Sílvio Maia, que faz parte da equipe, disse que sua equipe aguarda apenas a inspeção e autorização dos órgãos competentes para começar a produção das unidades de testes.

“O equipamento tem todas as funções de um ventilador mecânico que se usa em pacientes da Covid-19 ou em outros Estados clínicos de emergência, em que não haja ventiladores mecânicos convencionais disponíveis”, explica Sílvio Maia.

De acordo com os inventores, o aparelho em nada deixa desejar dos ventiladores modernos que hoje se usa em todo o mundo. “Tem todas as funções necessárias igualmente os ventiladores mais modernos da atualidade. O equipamento é de baixíssimo custo, exatamente porque foi retirada a tecnologia embargada nos produtos atuais e colocada uma tecnologia acessível”, afirma Sílvio Maia.

O equipamento ficou conhecido nas redes sociais. Inclusive, já chegou ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Uma produção em larga escala do produto deve ocorrer assim que os trâmites forem finalizados e, desse modo, auxiliar no tratamento contra o novo coronavírus.
Compartilhar esta notícia :
 
Produzido por Dicamax Tecnologia e Comunicação | Portfólio | Serviços
Copyright © 2014. Blog do Jhivago Sales - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato conosco para críticas e sugestões
Ficamos muito felizes com sua visita