Encerrada na Câmara, Jornada de Ciências Humanas da UFMA

sábado, 1 de setembro de 2018

Encerrou nessa sexta-feira (31), nas dependências da  Câmara Municipal de Imperatriz uma das principais mesas redondas da V Jornada de Ciências Humanas do curso de Ciências Humanas/Sociologia do campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).  O tema principal da jornada é “Ciências Humanas e a Crise da Democracia na América Latina: Cidadania, Representatividade e a Produção do Saber”.

Com patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), o evento reuniu mais de 200 estudantes da UFMA e dos cursos de História e Geografia da Uemasul,  do curso de Serviço Social da Universidade Pitágoras, de Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e de outras cidades da região.

O principal palestrante da jornada foi o professor José Henrique Artigas Godoy, doutor em Ciência Política pela USP e professor do curso de mestrado em Ciência Política da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

“A jornada colocou em debate o que aconteceu e o que está acontecendo com a democracia brasileira e na América Latina a partir do impeachment da presidente Dilma Rousseff, e os reflexos na política continental”, diz o professor Jesus Marmanillo Pereira, professor do curso de Ciências Humanas/Sociologia da UFMA e coordenador da jornada.

Programação

A programação parte de três eixos: Discussão da Ciência Política sobre a Democracia e o processo global que chega ao Brasil; o impacto sobre os movimentos sociais (sindicatos, minorias, pesquisadores); e o papel da educação e das Ciências Humanas diante dessa crise democrática.

“Ou seja, não é somente um evento de palestras, mas também de apresentação de pesquisas, gerando debates e troca de informações, com importância acadêmica para a difusão de conhecimento”, explica o professor Jesus Marmanillo. 

Compartilhar esta notícia :
 
Produzido por Dicamax Tecnologia e Comunicação | Portfólio | Serviços
Copyright © 2014. Blog do Jhivago Sales - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato conosco para críticas e sugestões
Ficamos muito felizes com sua visita