O Maranhão, mesmo que por um curto período, deverá ter dois deputados federais na equipe do presidente Michel Temer. Além de Sarney Filho (PV), que já é o ministro do Meio Ambiente, o deputado federal Pedro Fernandes deverá ser confirmado nas próximas horas como novo ministro do Trabalho.
O atual ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, pediu demissão hoje ao presidente Michel Temer, pois irá disputar as eleições do ano que vem.
Para o lugar de Nogueira, o PTB já indicou para Michel Temer o nome do deputado maranhense Pedro Fernandes, que este ano não disputará a reeleição, já que apoiará a candidatura do seu filho a Câmara Federal, o vereador de São Luís, Pedro Lucas.
A saída do ministro será oficializada no Diário Oficial da União do dia 29 de dezembro. Já o Pedro Fernandes deve assumir oficialmente no dia 4 de janeiro, mas já será nomeado na sexta-feira.
O Maranhão ficará com os dois ministros na equipe de Temer por pouco tempo, uma vez que Sarney Filho sairá do cargo nos próximos meses para se dedicar a sua candidatura ao Senado Federal.
Mudança na bancada federal
Com a saída do petebista, assumirá uma cadeira Davi Alves da Silva Júnior, o Davizinho (PR).
Ele é, atualmente, apenas segundo suplente, mas assume porque o primeiro, Alberto Filho (MDB), também está no mandato – em virtude de o deputado Sarney Filho (PV) estar no Ministério do Meio Ambiente.
Além disso, a região tocantina será contemplada com mais um deputado, a partir da posse de Davizinho na câmara dos deputados.