O presidente da Câmara Municipal, Zé Carlos Soares, crava na galeria dos presidentes da Casa não só o nome, com os seus três mandatos consecutivos, mas imprime uma história de renovação, modernidade, eficiência e nova postura política da presidência em contraponto às delicadas relações institucionais com o Executivo municipal.
Além do trabalho na direção da mesa, conduzindo votações importantes e polêmicas, Zé Carlos comandou ações que têm mudado o parlamento imperatrizense, física, legislativa e administrativamente.
Aproximou o poder dos cidadãos, com as transmissões ao vivo das sessões através de rádios comunitárias, as audiências públicas e tribunas populares, o Portal da Transparência, visita de comissões aos bairros e o orçamento impositivo – emendas de vereadores diretamente destinadas a comunidades do município, com obrigatoriedade de cumprimento por parte do prefeito.
Realizou reformas no prédio, modernizou todo o sistema de gerenciamento de internet e controle de pessoal, implantou o relógio eletrônico de ponto (leitura digital), o Plano de Cargos e Salários dos servidores. Agora, aprovou a realização do concurso público para o quadro efetivo da Casa. É o único, até agora, presidente com contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado – já julgadas.
No campo legislativo, ainda, arrematou seu plano de modernização do trabalho parlamentar, com a revisão do Regimento Interno, e com o fim de todas as votações secretas no Plenário, matéria aprovada nesta semana.
“Adquiri experiência política e administrativa e estou pronto para comandar, do jeito que sempre fiz, valorizando meus colaboradores, sendo justo, pensando sempre no bem das pessoas e de minha cidade”, declara o presidente, ao comentar seu projeto de trocar uma vaga no parlamento municipal pela disputa da Prefeitura, em 2020, ano em que completa o sexto mandato de vereador.