O Hospital Municipal de Porto Franco é modelo no atendimento público de saúde na região Sul do Estado. Desde que assumiu o município, a determinação do prefeito Nelson Horário, que, aliás, concilia a vida pública com a medicina, é que a unidade de saúde possa acolher a população, tanto de Porto Franco, quanto de municípios vizinhos.
Além do acolhimento, o hospital ao longo desses dois anos e meio de mandato, vem oferecendo melhores condições aos pacientes, e o acesso tem ocorrido sem demora excessiva, inclusive, com o fim das filas para procedimentos cirúrgicos. “Nossa saúde tem melhorado bastante. São milhares de cirurgias feitas no hospital e até dezembro nossa meta é acabar com as filas de espera para procedimentos cirúrgicos” ressalta o prefeito, que também dá plantão como médico no hospital.
A determinação de Dr. Nelson que o atendimento seja humanizado. “Além da humanização, nossa equipe é orientada para que resolva os problemas, não cause danos adicionais, e acima de tudo, seja respeitosa com os pacientes”, ressalta o prefeito, acrescentado, ainda, que se “leve em conta suas preferências, necessidades e valores, e que não se altere em virtude de seus atributos pessoais gênero, etnia, naturalidade ou status socioeconômico”.
Ou seja, os usuários esperam dos serviços de saúde, públicos ou privados, a mesma coisa: acesso apropriado e atendimento eficaz. Isso, o Hospital Municipal de Porto Franco faz, cumprindo seu principal que é salvar vidas, permitir que o indivíduo melhore de determinada condição de saúde, ou promova a cura.