Definidos os finalistas do Campeonato Brasileiro Série C. Duas equipes nordestinas, Sampaio e Náutico se classificaram para a grande final.
O Sampaio já havia se classificado após vencer os dois jogos contra o Confiança, 2 a 0, em Aracaju e 1 a 0, em São Luís.
O Náutico se classificou após vencer o Juventude por 2 a 1, no Estádio dos Aflitos, em Recife e levar a decisão para os pênaltis e fazer 4 a 3, diante dos gauchos que haviam vencido a primeira partida pelo mesmo placar.
O Sampaio tem a melhor campanha, por isso faz a segunda partida no Castelão. O Náutico abre a decisão, nos Aflitos.
Sampaio e Náutico já se enfrentaram duas vezes na primeira fase e os pernambucanos levaram a melhor, pois venceram em São Luís por 2 a 0 e em Recife por 2 a 1.
Mas é necessário lembrar que, na derrota em São Luís, o Sampaio ainda era comandado pelo técnico Julinho Camargo e não atravessava um bom momento na competição. No jogo em Recife, o Sampaio teve vários desfalques e mesmo assim vendeu caro o resultado.
Apesar da vantagem do Náutico nos confrontos, a história agora é outra, pois é um título nacional que está em jogo e o momento do Sampaio é bastante positivo.