Maranhão tem 52 vagas remanescentes para o programa "Mais Médicos"

terça-feira, 9 de julho de 2019

38 municípios do Maranhão ainda estão sem médicos, é o que aponta dados do Ministério da Educação com as vagas remanescentes do ‘Mais Médicos’. O edital aberto entre os meses de maio e junho mostrou que 59 municípios do Maranhão estavam sem médicos e que recebeu inscrições de 121 profissionais. 


Para o estado, estavam disponíveis 140 vagas distribuídos em 63 municípios. Após o levantamento de vagas remanescentes, 38 municípios ainda permanecem na lista, com 52 vagas disponíveis. 

Na segunda, 8, começou novamente o prazo para médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras se inscreverem para uma das 600 vagas do Programa Mais Médicos. O prazo para inscrição a uma das vagas remanescentes do edital nº 11/2019, que abriu oportunidade para atender aos municípios com altos índices de vulnerabilidade, segue até esta quarta-feira (10). 

Os médicos que aderirem ao programa devem começar a atuar na Atenção Primária desses municípios entre 16 de agosto e 25 de setembro. A reposição de profissionais do Mais Médicos vai atender as populações de áreas com maiores dificuldades de acesso, como ribeirinhas, fluviais, quilombolas e indígenas e que dependem do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Esta é a segunda etapa do edital, publicado em 13 de maio deste ano. Na primeira fase do 18º ciclo do programa foram destinadas 2.149 vagas a médicos formados e habilitados com registro em qualquer Conselho Regional de Medicina (CRM) do Brasil. Destas, 600 não foram ocupadas e estão sendo ofertadas agora aos médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras com habilitação para exercício da medicina no exterior (brasileiros intercambistas). 

Ao todo, foram oferecidas aos médicos 2.149 vagas, conforme indicação dos gestores locais sobre a quantidade necessária de profissionais para atendimento em suas unidades de saúde. 

Confira os municípios maranhenses com vagas 

Alto Parnaíba; Amarante do Maranhão; Anajatuba; Arame; Bacabal; Bacabeira; Bom Jesus das Selvas; Buriticupu; Carolina; Caxias; Central do Maranhão; Codó; Coroatá; Cururupu; Duque Barcelar; Governador Newton Bello; Itaipava do Grajaú; Loreto; Maracaçumé; Marajá do Sena; Matinha; Mirador; Monção; Morros; Olinda Nova do Maranhão; Paço do Lumiar; Pedro do Rosário; Penalva; Porto Rico do Maranhão; Presidente Medici; Santa Luzia; Santo Antonio dos Lopes; São Bento; São José de Ribamar; Timon; Turiaçu; Viana.
Compartilhar esta notícia :
 
Produzido por Dicamax Tecnologia e Comunicação | Portfólio | Serviços
Copyright © 2014. Blog do Jhivago Sales - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato conosco para críticas e sugestões
Ficamos muito felizes com sua visita