Estudantes do Maranhão terão bonificação de 20% no SISU

quinta-feira, 23 de maio de 2019


Em fevereiro deste foi aprovado pelo Tribunal Regional Federal uma bonificação de 20% para estudantes do Maranhão que desejam concorrer uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (SISU). Na manhã desta quinta, 23, foi divulgado que a bonificação começa a valer no segundo semestre. 

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) já avisou que terá neste ano a Bonificação de 20% para estudantes que cursaram do 9º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio em escolas públicas ou privadas do Maranhão.  

A política afirmativa estará disponível no Sisu neste segundo semestre de 2019 e o acréscimo de 20% será em cada nível de disputa, seja nas cotas ou na ampla concorrência. 

O Sisu começou a divulgar nesta quinta, 23, o número de vagas para o segundo semestre de 2019. O deputado estadual Marco Aurélio confirmou ainda que nesta edição do Sisu a bonificação de 20% nas notas do Enem será para estudantes que cursaram do 9º ano ao 3º ano do ensino médio em escolas públicas ou privadas do Maranhão. As inscrições serão feitas de 4 a 7 de junho. 

“Estou muito feliz com essa vitória pela qual lutamos por mais de 4 anos e agora começaremos a ver esse resultado. Parabenizo a UFMA por acolher tão importante causa”, disse.

A decisão foi proferida apenas um dia após liminar do Juiz Federal Leão Aparecido Alves, titular do Tribunal Regional Federal - primeira região, que reconheceu a legitimidade e legalidade da decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - Consepe da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. 

A exemplo do que acontece em diversas universidades federais em todo o país, a Bonificação Regional na UFMA visa equilibrar as condições de disputa dos alunos das escolas do Maranhão. Esse foi o mesmo argumento usado na decisão do juiz Clodomir ao julgar improcedente a decisão que anulava a medida. 

Com a medida, a bonificação irá aumentar as possibilidades de jovens com idade entre 18 e 24 anos a frequentarem cursos de graduação, pois nas regiões Norte e Nordeste correspondem apenas a 18,6%.  

No Maranhão, os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP-MEC) mostram que apenas 4,1% dos jovens entre 18 e 24 anos frequentam cursos de graduação, enquanto em São Paulo, o número é mais que o triplo, chegando a 12,6%. 
Compartilhar esta notícia :
 
Produzido por Dicamax Tecnologia e Comunicação | Portfólio | Serviços
Copyright © 2014. Blog do Jhivago Sales - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato conosco para críticas e sugestões
Ficamos muito felizes com sua visita