Câmara Municipal homenageia mulheres com a Comenda Alvina Fortaleza

sexta-feira, 15 de março de 2019

Em sessão solene na manhã desta quinta-feira (14), a Câmara Municipal de Imperatriz homenageou mulheres de diversos segmentos profissionais e classes sociais com a Comenda Alvina Fortaleza, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, lembrado em 8 de março em todo o mundo. A honraria leva nome da primeira e única mulher, até agora, a presidir a Casa - ela foi presidente no biênio 1974/1975.

A sessão foi presidida pela vereadora Irmã Telma, que dividiu a Mesa Diretora com as outras três vereadoras da Casa, Fátima Avelino, Maura Barroso e Teresinha Soares. Entre as mulheres homenageadas, donas de casa, mães e avós, profissionais liberais, servidoras públicas, artista e jornalistas.

O vereador Adhemar Freitas Júnior (PSC), representando os vereadores, usou a tribuna para registrar a luta e as conquistas da mulher ao longo das últimas décadas. "Essa homenagem justa e solene é estendida a todas as mulheres que resistiram, e resistem, enfrentando desafios e preconceitos, para cuidar de suas famílias, construir suas histórias profissionais e colaborar na construção de suas comunidades", enfatizou o vereador.

O Dia 8 de Março foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para lembrar ps movimentos nos Estados Unidos e Europa no final da segunda metade dos século 19 e começo do século 20 no contexto das lutas feministas por melhores condições de vida e trabalho e pelo direito ao voto.

O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Soares, disse que a homenagem é "um ato de reconhecimento não só à história de vida de cada uma das homenageadas, mas da resistência de todas as mulheres do mundo que diariamente enfrentam os desafios de ser avós, mães, filhas, empreendedoras, defensoras de seus direitos e de sua individualidade, de sua igualdade no trabalho, na vida e na política".

Comendas

A Comenda Alvina Fortaleza foi criada por indicação do atual presidente da Câmara Municipal em 2015 para homenagear mulheres de todas as classes sociais que se destacam por suas lideranças, resistências, lutas e superações na comunidade e com serviços prestados à sociedade imperatrizense.

José Carlos Soares também é autor do projeto que instituiu outra homenagem às mulheres, a Comenda Hilda Rocha Cortez, a primeira mulher a ocupar o cargo de vereadora em Imperatriz, no dia 31 de janeiro de 1955. A honraria é entregue por ocasião das comemorações do Dia das Mães.
Compartilhar esta notícia :
 
Produzido por Dicamax Tecnologia e Comunicação | Portfólio | Serviços
Copyright © 2014. Blog do Jhivago Sales - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato conosco para críticas e sugestões
Ficamos muito felizes com sua visita