Estudantes imperatrizenses criam pão de vinagreira para combater anemia e recebem premiação na Mostratec

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Usando a folha de vinagreira como ingrediente principal, já bastante utilizado na culinária maranhense na fabricação do cuxá, Júlia Sousa Ramalh e Maria Eduarda Milhomem Barata, estudantes da Escola Santa Terezinha em Imperatriz, criaram um pão caseiro rico em ferro. Elas contaram com apoio incondicional do professor de química Carlos Sampaio, que orientou as estudantes durante o desenvolvimento do projeto até a exposição na Mostratec.

A hortaliça azeda é altamente nutritiva e pode suprir as necessidades diárias de ferro para o ser humano. Com auxílio de um professor e nutricionista, as estudantes descobriram uma forma de incluir essas vantagens em um alimento de consumo diário, como o pão.

A pesquisa "Análise físico-química, centesimal e sensorial de pão de forma enriquecido com farinha de vinagreira roxa" ganhou o primeiro lugar na feira de ciências da escola e credenciou a equipe a participar de um Mostra Nacional de Ciências realizada no Rio Grande do Sul, Mostratec, garantindo às estudantes o 3º lugar entre as pesquisas de 18 países. O projeto foi selecionado ainda para ser apresentada em uma feira em Nova York, nos EUA.

O pão foi fabricado de duas formas: com 2% de concentração da farinha de vinagreira e outro com 5%. A farinha foi extraída da folha desidratada em estufa. O pão não leva leite e é, também, uma opção para alérgicos e intolerantes a lactose.

Uma das propostas das estudantes é que a receita seja utilizada na merenda escolar de escolas da rede pública de ensino, e assim contribuir para a erradicação da anemia ferropriva, mais comum entre as anemias.
Compartilhar esta notícia :
 
Produzido por Dicamax Tecnologia e Comunicação | Portfólio | Serviços
Copyright © 2014. Blog do Jhivago Sales - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato conosco para críticas e sugestões
Ficamos muito felizes com sua visita