Perseguição? Governo do Estado deixa Imperatriz sem UTI's, UPA e Samu

quinta-feira, 23 de agosto de 2018


Prefeito pede atenção máxima para “congestionamento” no Socorão
O que todo mundo achava ruim, que era a desatenção do Estado para com a Saúde de Imperatriz, acabou de piorar: há quase um ano sem os 20 leitos de UTI que auxiliavam o Município no atendimento à crescente demanda por esse tipo de recurso para doentes em estado gravíssimo, ontem chegou a notícia de que a UPA da Bernardo Sayão foi desabilitada pelo Governo Federal por falta de prestação de contas. Acrescente-se a isso o fato de dias antes, o mesmo Ministério da Saúde já ter cortado o auxílio que vinha, via Estado, para a operação das ambulâncias do Samu, também por falta de apresentação de contas.

O prefeito Assis Ramos fechou o dia de ontem com preocupações redobradas. “Foi mais um duro golpe contra o povo de Imperatriz. Deus sabe do meu esforço para tornar a nossa Saúde minimamente resolutiva. Avançamos muito, mas cada vez que vamos atingindo um ponto de equilíbrio vem uma pancada dessas. Primeiro foi o fechamento cruel dos 20 leitos de UPA que tínhamos custeada pela União via Estado. Agora, de uma vez só, o corte de parte do custeio do Samu e a desabilitação da UPA estadual. O reflexo disso vai ser o transbordamento do Socorrão”- lamentou.

Ontem, no meio da tarde, o vereador Ricardo Seidel, postou em suas páginas, um vídeo clamando por uma “ação urgente” do Ministério Público contra o prefeito, pelo “fechamento da UPA São José”, segundo ele, “por falta de prestação de contas”- bradava.

Seidel estava enganado, porque a UPA que estava sendo desabilitada não era a do município, era a do Estado, de responsabilidade do governo que ele apoia. A partir daí ele tirou o vídeo errado do ar e até agora não postou o que seria correto, pedindo a ação do MP contra o governador.

Os 20 leitos de UTI custeados via Estado vinham do tempo do governo passado, de Roseana Sarney. Foram fechados em setembro de 2017 sem que o Ministério da Saúde sequer fosse avisado. Em junho o prefeito teve que cortar outras prioridades para abrir pelo menos dez leitos novos, só com recursos próprios.

A repercussão disse trouxe o secretário de Estado da Saúde Carlos Lula a Imperatriz, que prometeu para o dia 14 daquele mês o retorno dos leitos retirados, mas isso até hoje não se deu. O estado já lucrou mais de R$ 3 milhões de reais, engavetando um dinheiro carimbado somente para os leitos que já não existem e que ao logo desse tempo já impossibilitaram o recurso extremo para salvar vidas de centenas de pessoas.

A UPA da Bernardo Sayão foi outro benefício do governo anterior, caiu como uma luva para aliviar a pressão no Socorrão. “Não quero crer que o governo, em tempos eleitorais, queira estar apagando as marcas do governo anterior por conta de uma disputa pelo poder. Isso atinge é o povo, é contra vidas humanas. Peço que às pessoas observem o tempo de reação do governador. Com relação às UTI`s, elas já se foram há quase um ano, e, agora, com a UPA e os recurso do Samu, quanto tempo demorará uma providência?”- quis saber.

Confira a nota de retratação do vereador Ricardo Seidel abaixo:

Nota de Retratação

Assessoria do Vereador Ricardo Seidel vem por meio da presente nota retratar-se publicamente quanto ao vídeo  veiculado em suas redes sociais em 22/08/2018, que teve como base informações oficiais do site do Diário Oficial da União, conforme mencionado no próprio vídeo.

Contudo, ao contrário do que foi noticiado que seria a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Bairro São José administrada pelo Município de Imperatriz, a unidade UPA a que se refere o documento é a que está localizado na Av. Bernardo Sayão e administrada pelo Estado do Maranhão.

Em razão da publicação equivocada, a presente retratação tem o escopo de restabelecer a verdade, porém o compromisso de fiscalização do Vereador Ricardo Seidel permanece, independente da poder envolvido.

ASCOM Ricardo Seidel.

Compartilhar esta notícia :
 
Produzido por Dicamax Tecnologia e Comunicação | Portfólio | Serviços
Copyright © 2014. Blog do Jhivago Sales - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato conosco para críticas e sugestões
Ficamos muito felizes com sua visita