O deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB) é um dos nomes na nova lista de investigados na Operação Lava Jato. O advogado Ulisses César Martins de Sousa também é citado.
Zé Reinaldo é o criador da vida política do atual governador Flávio Dino (PCdoB), que em 2006, lançou e elegeu o comunista deputado federal e logo após em 2010 alçou Dino ao governo, ficando em segundo lugar e em 2014, o comunista foi eleito governador do Maranhão.
Os investigados constam no despacho do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro determinou a abertura de inquérito contra nove ministros do Governo Michel Temer (PMDB), 29 senadores e 42 deputados federais, dentre eles os presidentes das duas Casas.
A investigação a Zé Reinaldo e a Ulisses Sousa se dá por fatos que remontam à gestão do deputado federal à frente do Governo do Maranhão, até 2006. Ulisses era o advogado era então procurador-geral do Estado.
Eles fazem parte de um total de 108 alvos dos 83 inquéritos que a Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhou ao STF com base nas delações dos 78 executivos e ex-executivos do Grupo Odebrecht, todos com foro privilegiado no STF.
Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, não aparecem nesse conjunto porque não possuem mais foro especial.
Zé Reinaldo Tavares e Ulisses César Martins ainda não se manifestaram sobre o tema.