O Instituto Exata divulgou neste domingo (4) em parceria com Jornal Correio Popular, a primeira pesquisa neste período eleitoral na cidade de Imperatriz. E aferiu vários quesitos na opinião popular dentre eles, a aceitação e a rejeição de cada candidato a prefeito de Imperatriz.
Espontânea
No cenário espontâneo, o instituto trás a candidata a prefeita de Imperatriz, Rosângela Curado (PDT), liderando com 26%, seguida pelo ex-prefeito e deputado federal Ildon Marques (PSB), em terceiro o Delegado Assis (PMDB) com 15%, seguido pelo empresário Ribinha Cunha (PSC) 4%, Edmilson Sanches (PPL) com 3% e o candidato do PCB, Sandro Ricardo não pontuou, ficou com 0%.
Ainda neste cenário, 1% dos eleitores disse que votaria em outro candidato, 7% não votaria em nenhum e 22% ainda não sabem em quem votar.
Estimulada
Já na estimulada, onde o entrevistador apresenta o nome dos candidatos, Rosângela Curado também lidera com 29% empatada tecnicamente com Ildon Marques que aparece com 28%, seguidos pelo Delegado Assis Ramos com 17%, por Ribinha Cunha com 5%, por Edmilson Sanches com 4%, e Sandro Ricardo com 0% novamente.
Já 6% diz que não votaria em nenhum dos nomes apresentados e 11% ainda não sabem em quem votar.
Rejeição
Já no quesito rejeição que afere em qual dos candidatos o eleitor não votaria de jeito nenhum, aparece o ex-prefeito de Imperatriz, Ildon Marques (PSB) com 35% e Rosângela Curado (PDT) com 34% como os mais rejeitados, seguidos por Ribinha Cunha (PSC) com 25%, pelo Delegado Assis com 23%,por Edmilson Sanches com 16% e por Sandro Ricardo com 12% de rejeição popular.
Já 12% disse que votaria em todos e 5% não votaria em nenhum dos candidatos.
Foram entrevistadas 600 pessoas em 46 bairros da cidade, a margem erro é de 4% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa Exata foi registra na justiça eleitoral sob o protocolo MA-04562/2016.