Escutec também confirma segundo turno entre Edivaldo e Wellington, em São Luis

sábado, 3 de setembro de 2016


Pesquisa realizada pelo Instituto Escutec traz poucas alterações de levantamentos de outros institutos e confirma segundo turno na disputa pela preferência do eleitorado para a prefeitura de São Luís. 

Segundo a Escutec, no cenário estimulado, o prefeito e candidato da máquina, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), ainda permanece na dianteira, com 30,6%, seguido pelo candidato Wellington (PP), que marcou 19,5% das intenções de votos.

Com este resultado, se as eleições fossem hoje, a disputa na capital maranhense iria para o segundo turno, entre Edivaldo e Wellington.

Ainda segundo a pesquisa, a candidata Eliziane Gama (PPS), que já esteve em primeira colocada e depois caiu para a segunda posição após a entrada do ex-prefeito João Castelo em sua campanha, permanece em queda livre, mas ainda conseguiu se segurar na terceira colocação, com 18,5%. Além de Edivaldo, Gama também faz parte do consórcio dinista controlado pelo Palácio dos Leões.

Na briga pela quarta posição estão o candidato Eduardo Braide (PMN), com 6,5%, Fábio Câmara (PMDB), com 4,1% e Rose Sales (PMB), com 4%.

O candidato Zeluis Lago (PPL) alcançou 1% das intenções de voto e os candidatos da chamada ultra esquerda, Cláudia Durans (PSTU) e Valdeny Barros (PSOL) não pontuaram. Ainda segundo a pesquisa Escutec, a opção nenhum deles aparece com 9,8% e não sabe ou não responderam somaram 6%

O levantamento foi encomendado pelo jornal O Estado. Foram entrevistadas 800 eleitores, nos dias 31 de agosto e 1º e 2 deste mês. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral é n.º MA 01182/2016.

Espontâneo

Pelo cenário espontâneo, que é quando o eleitor não tem apresentação de nomes nos candidatos, se as eleições fossem hoje, a disputa também iria para o segundo turno, entre o candidatos Edivaldo Holanda Júnior e Wellington.

Segundo os números, o candidato da máquina aparece com 21% e Wellington com 12%.

A candidata Eliziane Gama permanece na terceira colocação, com 8%, Eduardo Braide aparece com 3,1% e Rose Sales e Fábio Câmara com 2% cada.

Disseram que não votaria em ninguém 12% dos entrevistados e não respondeu ou não sabe somaram 39,9%.

Ibope e Prever

Antes da Escutec, dois outros institutos de pesquisas, o Ibope e o Prever, já haviam apontado para uma disputa de segundo turno entre Edivaldo e Wellington.

Segundo o levantamento do Ibope, contratado pela TV Mirante e divulgado na noite desta terça-feira 30, o pedetista aparece com 29% das intenções de votos, seguindo pelo progressista, que obteve 20% da preferência do eleitorado ludovicense. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número MA-08827/2016.

Já segundo pesquisa do Instituto Prever, contratada pelo Blog do Luis Cardoso e registrada sob o protocolo MA-02350/2016, a diferença entre Edivaldo e Wellington é mínima. O primeiro aparece com 37,2% e o candidato progressista pontuou com 34% das intenções de voto.

Considerando a margem de erro de 3,1% para mais, em favor do progressista, Wellington e Edivaldo Holanda Júnior estão tecnicamente empatados.
Compartilhar esta notícia :
 
Produzido por Dicamax Tecnologia e Comunicação | Portfólio | Serviços
Copyright © 2014. Blog do Jhivago Sales - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato conosco para críticas e sugestões
Ficamos muito felizes com sua visita