
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em retirar o poder do TCE julgar e tornar gestores inelegíveis, no entendimento do STF a competência é da Câmara de Vereadores, poderá também ter reflexo nas eleições de Imperatriz.
Com a decisão, acaba com as especulações de que o ex-prefeito e deputado federal, Ildon Marques (PSB), correria o risco de não ter a candidatura registrada.
Em 2014, ele disputou a eleição com liminar, por causa de rejeição de conta no TCE. Na Câmara Municipal não foi rejeitada. Como prevalece é a decisão do Legislativo, conforme entendimento do STF, agora, Ildon se torna ficha limpa no TCE, porém há ainda processos no TCU.
Agora é aguardar o desfecho desta história, no prazo final de registro de candidatura para confirmar se a situação do ex-prefeito e deputado federal é confortável ou não?
Antes da decisão o jurídico do deputado já garantia que ele seria candidato a prefeito, porém a decisão final é com a Justiça Eleitoral. Entretanto diante do posicionamento do STF o clima entre os ildistas é de euforia.