Diferente dos últimos carnavais de Imperatriz, quando tudo transcorreu dentro da normalidade, sem o registro de crimes, o Carnaval de 2016 está sendo marcado por muita violência. Somente no Carnaval deste ano, foram registrados três assassinatos na cidade e uma tentativa de homicídio no corredor da folia.
O mototáxista 591 foi assassinado com um golpe de faca no pescoço quando deixava uma passageira no Conjunto Planalto, o crime teria sido motivado por ciumes.
No domingo (7), no corredor da folia na Praça da Cultura, um desentendimento por pouco não terminou em morte, graças a ação da Polícia Militar que evitou o homicídio. Segundo informações um PM do Pará durante um desentendimento com um folião sacou a arma e policiais militares que passavam pelo local avançaram no PM na tentativa de evitar o pior e prender o suspeito que ainda efetuou um disparo acertando o braço do folião.
No início da tarde de segunda (8), após uma bebedeira, dois homens se desentenderam e a confusão terminou com Josimar sendo esfaqueado, ele ainda foi levado para o Socorrão, mas não resistiu e veio a óbito. O crime aconteceu na Av. Jacob. Informações de que a vitima era filho do "Peixeira do Pé de Manga.
O segundo crime da segunda-feira, aconteceu na Feirinha do Bacuri, um homem identificado por Marcone, foi morto a tiros. O crime aconteceu por trás do Mateus Eletro, em uma rua sem saída.