Legislativo atuante. Na manhã de quarta-feira (12), o presidente Francimar Carvalho solicitou que o poder Executivo busque parcerias com órgãos competentes, para que, através de um órgão local ou ponto de apoio, em João Lisboa, possa ser realizada a emissão de documentos pessoais, tais como: RG, CPF, CARTEIRA DE TRABALHO, entre outros.
A instalação de local de apoio para emissão de documentos pessoais é uma atitude, por parte do governo, de valorização da dignidade, pois é possível ter acesso mais rápido ao mercado de trabalho e ter uma vida mais digna. Ressalta-se que o pleito visa evitar, ainda, o deslocamento constante das pessoas para outros municípios para retirar o documento.
Segundo informou Francimar Carvalho, os serviços solicitados são similares aos serviços prestados pelo Programa MAIS IDH, institucionalizado pelo Governo do Estado. Todavia, o que se busca, neste caso, é a parceria do Município com os órgãos competentes, para que a emissão de tais documentos possa se dar, por intermédio da própria prefeitura, minimizando a dependência pelo Governo Estadual e otimizando os serviços que visam garantir maior cidadania aos munícipes. Para isso, vislumbra-se a necessidade de se estabelecer um local específico, sendo este ponto de apoio reconhecido pela sociedade, para o atendimento destas demandas.
“Direitos e deveres não podem andar separados. Todo cidadão precisa ter sua certidão de nascimento, assim como deve registrar casamentos e óbitos. Com o passar dos anos do primeiro documento do cidadão, chega à vez de tirar outros, como a Carteira de Identidade, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Sabendo da importância desses documentos para a vida do cidadão, tornam-se viáveis parcerias que resultem na emissão de tais documentos, tudo isso gratuitamente”.
