A Câmara Municipal de Imperatriz abriu, na manhã desta terça-feira (3), os trabalhos relativos ao 5º período da 17ª Legislatura, numa sessão tranqüila e participativa, precedida da execução do Hino Nacional pela Banda de Música do 50º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro (50º Bis), quando as bandeiras do Brasil, do Estado e do Município foram hasteadas pelos vereadores José Carlos Soares Barros (presidente), professora Caetana Frazão, e pelo vice-prefeito, pastor Luiz Carlos Porto, representante no ato do prefeito Sebastião Torres Madeira (PSDB), que não pôde comparecer por encontrar-se ausente da cidade em viagem de trabalho.
Logo em seguida, os vereadores, os convidados, os jornalistas e populares foram convidados a adentrarem ao recinto do Palácio do Palácio Dorgival Pinheiro de Sousa e assistirem ao início da programação que, a partir daquele momento, estaria acontecendo, com o público superlotando as dependências da Casa de Leis do Município, e participando de um acontecimento marcado pela harmonia e disposição dos parlamentares em trabalharem, a partir desta quarta-feira (4), quando começam as sessões ordinárias, em benefício dos diversos setores da população imperatrinzense, conforme vem ressaltando desde sua posse o vereador-presidente, José Carlos Soares Barros (PTB).
Assim que chegou a mesa, o vereador José Carlos Soares convidou o secretariado da gestão Sebastião Madeira para participar do acontecimento, integrando o painel de autoridades que compunham o dispositivo oficial.
As falas foram iniciadas com as bênçãos do pastor Glaydson e do padre Samuel, o primeiro destacando a importância do trabalho realizado por Davi, que venceu o gigante Golias, e o segundo lendo um versículo bíblico ressaltando a necessidade do companheirismo.
Pronunciamento emocionado
Em seu pronunciamento, o vereador José Carlos Soares (PTB), presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, destacou ter ficado emocionado ao se lembrar do tempo em que estava cursando a 4ª série do antigo primário, durante o momento de execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda do 50º Batalhão de Infantaria e Selva do Exército Brasileiro, situado em Imperatriz, quando, antes de entrar para a escola e assistir as aulas, sua turma tinha de cantá-lo, em respeito à pátria.
De acordo com o vereador José Carlos Soares, a Câmara Municipal tem, além de ser a Casa do Legislador, de ser a “porta voz do povo de Imperatriz”, demonstrando para a sociedade civismo, valorizando, acima de tudo, a família, tendo em vista hoje em dia, principalmente pelas redes sociais, a constatação do desrespeito das novas gerações para com “a família do povo brasileiro e para com a família do povo de Imperatriz”.
O presidente do Palácio Dorgival Pinheiro de Sousa conclamou, não só aos vereadores, mas a todos os presentes a solenidade de retomada dos trabalhos legislativos, para voltarem as suas origens, valorizando seus filhos e as famílias. “E, assim, o Brasil e Imperatriz, se tornarão cada vez melhores”, reforçou o parlamentar.
Mensagens positivas
“Nós trouxemos um pastor e um padre para que eles destacassem a importância de Deus em nossas vidas, com a nossa gestão começando a ser marcada assim, trazendo sempre as pessoas que nos trarão mensagens positivas, como a mensagem do nosso Pai maior, nosso Deus todo Poderoso”, ponderou o vereador José Carlos Soares Barros.
José Carlos Soares agradeceu a presença das autoridades e do público de um modo geral, frisando ter “ficado bastante emocionado com as presenças de todos, das senhoras e dos senhores; ver essa Casa, todos os dias, com, no mínimo, entre trezentas e quatrocentas pessoas, será um privilégio, um prazer para nós. Essa Casa vai ficar aberta e à disposição da sociedade durante vinte e quatro horas por dia, recebendo os reclames, as reivindicações e procurando, no máximo do possível, atender toda a sociedade de Imperatriz”.
Ação comunitária
O ex-vereador Joel Gomes Costa, ouvidor do Município, lembrou do trabalho que a Câmara Municipal tem desempenhado em benefício da população, destacando que voltava com “muito orgulho a fazer uso da tribuna”, lembrando os vinte e quatro anos que esteve exercendo o cargo de parlamentar mirim. “Quem sabe faz à hora, não espera acontecer”, parafraseou o cantor e compositor Geraldo Vandré, uma das expressões da Música Popular Brasileira (MPB), dizendo ter tido a honra de sentar nas cadeiras do legislativo, “conviver com este parlamento”, observando ter desejado fazer ainda muito mais pela comunidade local.
Conexão entre Legislativo e Executivo
Por sua vez, o vereador Hamilton Miranda, ex-presidente da Câmara Municipal (ele antecedeu a José Carlos Soares), disse que estava autorizado pela bancada a fazer a interlocução do Legislativo com o Governo Municipal. “Temos, vereador-presidente, José Carlos Soares, que, cada vez mais, reforçar o Poder Legislativo. E tenho certeza, com a sua sabedoria, com a sua experiência de vários mandatos, o senhor dará o suporte necessário para esta bancada trabalhar em sintonia com o Poder Executivo; quando necessário, também, do mesmo cobrar”.
Fechando com chave de ouro
No final, o vereador-presidente, José Carlos Soares Barros, frisou a relevância do Poder Legislativo ter retomado seus trabalhos com uma sessão significativamente participativa, convidando a todos para um lanche, servido no saguão da Câmara Municipal de Imperatriz.
CONHECENDO AS AUTORIDADES PRESENTES
Participaram do ato de retomada dos trabalhos legislativos em Imperatriz, as seguintes autoridades: Cledilson Maia da Costa Santos (procurador geral da Câmara Municipal de Imperatriz), padre Samuel (Paróquia Sagrada Família), pastor Glaydson Barbosa (Igreja Batista do 7º Dia), imprensa, blogueiros, Hudson Alves Nascimento (chefe de Gabinete da Prefeitura de Imperatriz), Iramar Cândido Lima (secretário de Administração do Município), Roberto Vasconcelos Alencar (secretário de Infraestrutura do Município), Itamar Batista (procurador geral do Município), Francisco das Chagas (superintendente no Município da Defesa Civil), Cabo J. Ribamar (secretário de Trânsito e Transportes do Município), advogado José Lamarck Andrade Lima (ex-presidente da Câmara Municipal), Danilo Lisboa Borges (gerente da Unidade de Imperatriz do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão – Sebrae-MA), ex-vereador Joel Costa (ouvidor geral do Município), Richard Sebba (secretário do Município do Meio Ambiente), tenente Felipe Zenkner (3º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militares do Maranhão, localizado em Imperatriz), Alexandre Padilha (diretor do Serviço Social do Transporte – Sest e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – Senat), empresário Francisco da Silva Almeida (presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Imperatriz), vereador Teíde (ex-presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus das Selvas), entre outras, que destacaram a importância dos trabalhos executados pela Câmara Municipal no sentido de contribuir com o fortalecimento do processo de desenvolvimento de Imperatriz, atendendo aos diversos setores da comunidade.