Morre o produtor cultural e folclorista Osório Neto vítima da Covid-19

domingo, 21 de fevereiro de 2021

A cultura maranhense está de luto com a morte do produtor cultural e mestre em cultura popular, Osório Mendes Neto, ocorrida no início da tarde deste domingo (21). Mestre Osório, estava internado numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI),do Hospital Macrorregional de Imperatriz onde não resistiu a complicações decorrentes da Covid-19 e morreu por volta das 12h30 após sofrer duas paradas cardíacas.

Natural de São Luís, Osório era alegre, inovador e exercia a função de produtor na Fundação Cultural de Imperatriz (FCI). Desde que chegou a cidade em 2001, vinha se destacando na área cultural como atuações no Conselho Estadual de Cultura e, também, como empreendedor do setor com a criação do bloco carnavalesco ‘’Bicho Papão’’, do grupo folclórico ‘’Cia Sotaque de Imperatriz’’, do Instituto de Cultura e Arte Sotaque (‘’IINCARTES”), da Academia de Cultura e Artes de Imperatriz, (ACENRTI’), além de organizações não governamentais sem fins lucrativos.

A grande atuação de Osório foi reconhecida pela Câmara de Vereadores de Imperatriz que concedeu a ele o título e Cidadão Imperatrizense em novembro de 2019.

Na FCI, até o ano passado, Osório vinha desenvolvendo várias atividades como o projeto “Arte e Cidadania nas Escolas”, que depois de alguns meses mudou de nome e deu mais espaço para os estudantes como protagonistas da cultura.

“Não há palavras que possam expressar tanta dor e o sentimento de perda nesse momento. Lamentamos profundamente a passagem de nosso amigo e colaborador Osório Neto, que tinha em seu espírito o dom de alegrar e produzir através da dança e do folclore a formação cultural de centenas de jovens e adultos”, diz trecho da nota assinada pelo presidente da FCI, José Carneiro Santos, o Buzuca.

O vereador Chiquim da Diferro (DEM), o primeiro a confirmar a informação sobre a morte de Mestre Osório, lamentou muito a perda do amigo.

“Infelizmente o Osório faleceu às 12h45, teve duas paradas cardíacas. Infelizmente é verdade e só temos a lamentar e pedir a Deus que cuide dele lá no céu”, disse o vereador.
Compartilhar esta notícia :
 
Produzido por Dicamax Tecnologia e Comunicação | Portfólio | Serviços
Copyright © 2014. Blog do Jhivago Sales - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato conosco para críticas e sugestões
Ficamos muito felizes com sua visita