Após ser solto, vice acusado de matar prefeito tenta assumir a prefeitura de Davinópolis

sábado, 7 de março de 2020

Após receber liberdade provisória, o vice-prefeito José Rubem Firmo (PCdoB) tentou assumir o cargo de prefeito de Davinópolis, na região sudoeste do Maranhão. Para a polícia, José é o mandante do assassinato do prefeito e companheiro de chapa Ivanildo Paiva, em novembro de 2018.

Segundo a polícia, o vice-prefeito teria cometido o crime para tomar o poder devido a promessas não cumpridas, como o pagamento de R$ 300 mil após a reeleição da chapa, além de Ivanildo não ter entregue a ele o controle político da Secretaria de Educação do município. Esses acordos teriam sido feitos a época da campanha, quando ambos buscavam a reeleição.

A tentativa de assumir o cargo de prefeito aconteceu após o juiz da 2ª Vara Criminal de Imperatriz, Marco Antônio Oliveira, atender a um requerimento e retirar a medida cautelar que afastava José Rubem da prefeitura.

O juiz Marco Antônio é o mesmo que revogou a prisão de José Rubem, na última quarta (4). No documento, o magistrado afirma que a decisão sobre afastamento cabe a Câmara de Vereadores.

"Dentre as medidas adotadas cautelarmente, consta o afastamento do cargo, como dito alhures, todavia, com o restabelecimento do status libertatis do acusado e encerrada a instrução criminal, encontrando-se o feito em fase recursal, entendo desnecessária a continuidade da medida que determinou o afastamento do acusado do cargo. Ademais, o afastamento ou não do cargo de Prefeito é inerente à atividade legislativa desenvolvida pela Câmara Municipal, órgão ao qual compete deliberar sobre a questão, por entender que se trata de questão interna corporis", afirma o juiz.

Após a decisão judicial, a Câmara de Vereadores de Davinópolis se reuniu em caráter de urgência. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Davinópolis, por seis votos a zero, os vereadores decidiram afastar José Rubem da prefeitura.
Compartilhar esta notícia :
 
Produzido por Dicamax Tecnologia e Comunicação | Portfólio | Serviços
Copyright © 2014. Blog do Jhivago Sales - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato conosco para críticas e sugestões
Ficamos muito felizes com sua visita