Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam, na tarde de sexta-feira (1º), uma carreta que fazia carregamento de madeira irregular na BR-010, em Imperatriz, a 626km de São Luís. De acordo com a PRF, o condutor da carreta estava se deslocando para Teresina (PI), onde entregaria a carga de ripas de madeira diversa.
Por se tratar de transporte de produto de origem florestal, explica a PRF, é obrigatória a posse de uma documentação específica, que não foi apresentada pelo condutor da carreta. Ao realizarem a cubagem da madeira presente na composição, os agentes chegaram ao valor de carga transportada igual a 40.32m³ de madeira em ripas, caracterizando o transporte ilegal e irregular de produto de origem florestal sem licença válida.
Diante dos fatos, o motorista foi informado de seus direitos e deveres, entre eles o de assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O condutor da carreta aceitou e comprometeu-se a comparecer em juízo, para esclarecimentos e responsabilização de sua conduta criminal.
A carga de madeira foi apreendida e encaminhada ao pátio da PRF, ficando à disposição do órgão ambiental competente para eventual fiscalização. A PRF informa ainda que esse é o quarto carregamento irregular de madeira apreendido nos últimos nove dias em rodovias do Maranhão.