O hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto de Imperatriz, unidade gerida pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), deu início nesta segunda-feira, 9, a um grande mutirão de cirurgias eletivas (programáveis) nas áreas de Ginecologia, Cirurgia Geral, Urologia e Oftalmologia. Até o fim do ano quase 1.300 procedimentos cirúrgicos estão agendados para serem feitos na unidade, atendendo as demandas de mais de 40 municípios da região Tocantina, no sul do estado.
Etapas
O mutirão de cirurgias eletivas do Hospital Macrorregional de Imperatriz, iniciado nesta segunda-feira, será feito em duas etapas. A primeira, entre os dias 9 deste mês e 5 de outubro, contempla procedimentos nas áreas de Ginecologia e Cirurgia Geral, entre eles, histerectomia(retirada de útero), perineoplastia (reconstituição da musculatura do períineo) e colecistectomia (retirada da vesícula). Ao todo está prevista a realização de 420 cirurgias nas duas especialidades.
A segunda etapa do mutirão será realizada em outubro, entre os dias 7 a 26, e contempla cirurgias urológicas e oftalmológicas, entre as quais, cirurgia de ressecção transuretral da Próstata (RTU), retirada de Catarata e de Pterígio (carne no olho). Nessa última etapa do mutirão serão realizadas perto de trezentas cirurgias.
De acordo com o diretor clínico do hospital Ruth Noleto, Wesley Garcia, as equipes médicas e profissionais da unidade estão empenhando todos os esforços para realizar esse novo mutirão de importância significativa para a saúde da região. “Temos uma equipe preparada, estrutura e equipamentos de ponta, e por todos esses cuidados peculiares, temos certeza do sucesso dessa grande iniciativa“, prevê o médico.