Junho Vermelho reforça a importância da doação de sangue em Imperatriz

sexta-feira, 8 de junho de 2018

Junho “Vermelho” levanta uma bandeira importante para a sociedade ao frisar a importância de doação de sangue. Dia 14 do mês é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, dia que homenageia quem já é doador e busca conscientizar cada vez mais pessoas. A data, criada por uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), homenageia Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 - 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

A doação de sangue é vital em várias situações da vida humana, tanto em intervenções programadas, quanto em momentos de emergência e urgência, como desastres naturais e acidentes. Ela ajuda pacientes que têm doenças crônicas graves e terminais a viverem por mais tempo, além de ser um necessário apoio para procedimentos médicos e cirurgias complexas, como as cirurgias tradicionais da coluna e ortopédicas.

O especialista em coluna e cirurgião, Doutor André Pagotto, explica que “existe uma necessidade grande de sangue em muitas cirurgias, por isso é importante ter uma consciência de doação. Pois, muitas vezes, a falta de sangue pode levar um paciente grave a óbito” explica.

Em Imperatriz, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) e o Hospital Municipal (Socorrão), estão sempre alertando a população para a importância de manter os bancos de sangue com bom estoque.

Para ser um doador, o homem ou a mulher precisam se enquadrar em alguns requisitos:

•Ter entre 16 e 68 anos
•Ter acima de 50 quilos
•Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV;
•Estar bem alimentado e descansado;
•Aguardar entre 90 e 180 dias após o parto para mulheres grávidas;
•Se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar;
•Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para doar novamente, enquanto os homens devem esperar 60 dias.

Compartilhar esta notícia :
 
Produzido por Dicamax Tecnologia e Comunicação | Portfólio | Serviços
Copyright © 2014. Blog do Jhivago Sales - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato conosco para críticas e sugestões
Ficamos muito felizes com sua visita