O poder legislativo de Montes Altos é a favor da escolha dos diretores das Escolas da rede municipal seja feita através de eleição direta. Moção de apoio 001/207, de autoria da vereadora Deusirene Ribeiro, com assinaturas dos vereadores Nilton Paixão (Presidente), Leudivane Viana, Kelly Cristina, Aristides Aguiar, Cícero Neto e Ermilton Sá, foi aprovada por unanimidade na sessão do dia 17 de novembro.
É que uma lei nesse sentido de autoria do então vereador Jaci Fonseca, foi aprovada em 2009, mas até hoje não vem sendo cumprida pelo município, no que o Sindicato insiste no assunto, tendo agora o apoio dos vereadores que vão requerer do prefeito Ajuricaba Abreu o seu cumprimento.
Segundo a lei, o diretor de escola do município será eleito pela comunidade escolar para um mandato de dois anos em eleição direta, com direito à reeleição apenas uma única vez.
A autora do requerimento, vereadora Deusirene Ribeiro, agradeceu o apoio de seus pares parabenizou o autor da lei, Jaci Fonseca e justificou a ausência em plenário da presidente do SINTERMA, professora Maria dos Anjos Lopes da Silva, que segundo ela estaria naquele momento em Imperatriz participando de audiência pública para tratar sobre o FUNDEB.
“Essa lei vai regulamentar quem tem direito a voto na comunidade escolar e democratizar essa escolha, fazendo com que pais, alunos e professores escolham quem melhor poderá dirigir sua escola”, disse Deusirene, apoiada também pelas falas das vereadoras kelly Cristina, Leudivane Viana e os vereadores Hermilton Sá, Aristides Aguiar.
(Assessoria).