Neste ano, o prefeito Ajuricaba Abreu, que foi eleito em 2016 com quase 64% dos votos, assumiu a administração de Montes Altos e colocou em prática, dentre os seus vários projetos de campanha, a lei de transparência que faz parte da lei de responsabilidade fiscal do município.
De acordo com a vereadora licenciada, Jeane Barros, em junho de 2013, o Ministério Público deu um prazo de um mês para que o Portal da Transparência do município de Montes Altos fosse criado e colocado em funcionamento, porém, de acordo com ela, só agora na gestão do prefeito Ajuricaba Abreu, de fato o portal está funcionando, já no primeiro ano do mandato do atual prefeito.
"Ajuricaba é o primeiro prefeito a ter essa coragem. Essa é uma demonstração de que quer fazer a coisa certa", ressalta, acrescentando ainda que o prefeito mostra comprometimento com o dinheiro público ao expor para população onde está sendo aplicado.
A lei de Acesso à Informação entrou em vigor em 2012, e é um importante marco que visa reestruturar a relação entre o município ou estado e a sociedade de forma a aproximar as esferas de governo com a população, reforçando assim, o importante papel da cidadania e contribuindo para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito, inaugurado pela Constituição de 1988.
"O acesso às informações públicas e o controle social da gestão são importantes ferramentas para a prevenção e o combate à corrupção, por isso o prefeito Ajuricaba está de parabéns por ter colocado o portal da transparência pra funcionar em nosso município", destacou a vereadora Leudivane Gomes.
As informações de transparência do município são acessíveis e podem ser consultadas no seguinte endereço: montesaltos.ma.gov.br