A família Macedo de Porto Franco sofreu uma grande derrota nas eleições de 2016. Liderada pelo ex-prefeito Deoclides Macedo (PDT), saiu derrotada nos principais colégios eleitorais que a oligarquia Macedo comandava na Região.
As duas principais derrotas foram em Porto Franco e Estreito.
Em Porto Franco, o médico Nelson Horácio foi eleito prefeito com 8.354 (53,44%) dos votos válidos contra 7.191 (46,56%) dos votos válidos do atual prefeito Adersinho (PDT) aliado de Deoclides.
Com uma diferença de mais de 1 mil votos, Dr. Nelson Horácio sacramentou o fim da oligarquia Macedo em Porto Franco.
Já em Estreito, o atual prefeito Cícero Neco, popularmente conhecido como Cicin, foi reeleito com 13.356 (73,73%) do votos válidos contra 4.758 (26,27%) de Verbena Macedo, irmã do ex-prefeito de Porto Franco Deoclides Macedo.
Com uma diferença de quase 10 mil votos, o atual prefeito Cicin se reelege, decreta o fim da oligarquia Macedo e de quebra se torna a maior liderança da Região.
O grande trabalho realizado por Cicin em Estreito, reconstruindo uma cidade que se encontrava destruída se tornou um dos melhores prefeitos da região, fato este que foi consolidado nas urnas.
Agora resta apenas a deputada estadual, Valeria Macedo (PDT), irmã de Deoclides com mandato, que vem desempenhando um trabalho abaixo do esperado nas Assembleia Legislativa do Maranhão.
E como o eleitor se mostrou muito mais criterioso nestas eleições para decidir o seu voto, a deputada encontrará dificuldades para renovar o mandato em 2018.