Com o cenário pronto, microfones testados, câmeras e iluminação posicionadas, está faltando apenas chegar a hora do debate da TV Mirante , com os candidatos a prefeito de Imperatriz, logo mais após o Fantástico.
Em reunião com a coordenação da emissora, representantes dos candidatos Delegado Assis (PMDB), Rosângela Curado (PDT), Ribinha Cunha (PSC) e Ildon Marques(PSB) confirmaram participação deles no debate. Os candidatos Edmilson Sanches (PPL) e Sandro Rucardo (PCB) não participam do debate porque seus partidos não têm representatividade na Câmara Federal.
Como ocorreu nas eleições de 2008 e 2012, o debate promovido pela TV Mirante vem movimentando a cidade e se transformou num dos assuntos mais comentados nas redes sociais na cidade nos últimos dias. A realização acaba com um clima de expectativa que existia na cidade de que o debate poderia não acontecer, depois que um dos candidatos questionou a inexistência de um recurso técnico, pela emissora, que permitiria os eleitores portadores de necessidades especiais acompanharem o debate. O problema foi solucionado.
“A legislação eleitoral tem algumas regras para a realização de debate, que têm que ser observadas pela Justiça Eleitoral e Ministério Público, mas as discussões sobre as regiras do debate, quem vai perguntar para quem ou responder são atribuições da coligação e da emissora, o que a gente faz é ver se foram cumpridas as exigências”, disse juiz Genivaldo Pereira Silva, titular da 65ª Zona Eleitoral,, que participou das reuniões da coordenação da emissora com os representantes dos candidatos.
O magistrado, também, falou sobre a importância do debate para o pleito eleitoral.
“No primeiro momento o Ministério Público orientou a emissora no sentido de que não realizasse o debate sem a utilização desses recursos de acessibilidade, mas graças a Deus foi suprido. A emissora conseguiu os equipamentos, a forma de suprir a exigência legal e o debate vai acontecer, e acho que é a melhor coisa que pode acontecer para a democracia e para a sociedade”, ressaltou o juiz Genivaldo Silva.
Pelo segundo debate consecutivo como mediador (2012 e 2016), o jornalista Sidney Pereira, da TV Mirante, em São Luís, disse que espera um debate de ideias e de alto nível dos candidatos.
“(...) Sempre tive uma admiração muito grande por Imperatriz porque ela cresce em compromisso (...) e em nenhum momento viemos para cá achando que vamos está em fogo cruzado. O papel de mediador é muito mais de facilitador do processo: o candidato expondo suas ideais, o eleitor compreendo tudo para que possa ter o melhor juízo”, disse o veterano jornalista.
Em São Luís, o debate será dia dia 29, após Velho Chico e o mediador será o jornalista Tonico Ferreira (TV Globo São Paulo).
Temas do debate
Orçamento Municipal
Saúde
Educação
Mobilidade Urbana (Transporte, Trânsito e Pavimentação)
Cultura
Saneamento Básico
Esportes/Lazer
Plano Diretor (inclui a ordem urbana)
Turismo
Emprego
Meio Ambiente
Habitação
Transparência.
Com informações do Imirante.com
Com informações do Imirante.com