Imperatriz festeja investimentos no aniversário de 160 anos de fundação

domingo, 15 de julho de 2012

Vista aérea de Imperatriz, fundada em 16 de Julho de 1852

De pequena povoação às margens do Rio Tocantins a metrópole da região sul maranhense. Esta é a cidade de Imperatriz, localizada no sudoeste do estado, distante 640 km de São Luís. O segundo maior município do estado é uma das cidades que mais se desenvolvem no Maranhão, principalmente nos últimos três anos, com a determinação da governadora Roseana Sarney de incentivar a instalação de empreendimentos industriais e investir em infraestrutura e ações sociais, atividades que são colocadas em prática pelo Governo do Estado, em parceria com a prefeitura.
Fundada em 16 de julho de 1852, por Frei Manoel Procópio, a cidade completa 160 anos com uma população de 247.505 mil habitantes, vindos de várias regiões do país. Até o final da década de 1950, era uma bucólica cidade pequena do interior à época, com 14.064 mil habitantes. A grande virada nos destinos do lugar veio com a construção da Rodovia Belém-Brasilia (BR-010) em 1958, quando teve grande expansão populacional e econômica com atividades como a exploração de madeira e setor pecuário.
Atualmente, a cidade virou um polo na oferta de serviços, não só para o Sul do Maranhão, mas, também, para o norte do estado do Tocantins e sudeste do Pará, nas áreas de educação, saúde, comércio, comunicações, entretenimento.
Outro detalhe é que Imperatriz é entreposto de suporte para outros investimentos em municípios da Região Tocantina, com a Hidrelétrica em Estreito, a produção de soja em Balsas e o turismo ecológico de Carolina.  Por isso, alguns setores, como o hoteleiro, imobiliário, turístico, indicam demandas que apontam para grandes possibilidades de crescimento nos próximos anos.
O polo, também, se consolida com o aprimoramento das atividades agriculturas e pecuárias e, nos últimos três anos, a cidade começa a experimentar um novo momento: o ciclo da industrialização.
A percepção do novo momento econômico, já é de fácil visualização pelas ruas da cidade. Por todos os lados surgem indícios desse boom de desenvolvimento, principalmente, com o início do processo de instalação da fábrica da Suzano Papel e Celulose no município, e a chegada de outras empresas e profissionais vinculados ao setor.
A cidade experimenta uma segunda transformação econômica, que está gerando oportunidades de negócios e emprego. Novos empreendimentos de médio e pequeno porte se consolidam, o que está alavancando a economia regional.
No setor comercial, a expansão é vivenciada com o crescimento do setor de supermercados, incluindo a instalação do Atacadão Multisserviços (bandeira do Grupo Carrefour) e o funcionamento do Shopping Tocantins, com lojas de redes nacionais e de fast food, ampliando o leque de produtos e serviços à comunidade. Nos próximos meses, Imperatriz contará com mais um shopping, o Imperial.
Compartilhar esta notícia :
 
Produzido por Dicamax Tecnologia e Comunicação | Portfólio | Serviços
Copyright © 2014. Blog do Jhivago Sales - Todos os Direitos Reservados
Entre em contato conosco para críticas e sugestões
Ficamos muito felizes com sua visita